Amitraz 12,5%

18 de março de 2018

 

Pesquisa financiada pelo apicultor

Randy Oliver 
ScientificBeekeeping.com


O miticidário Taktic tem sido o salvador da indústria comercial de abelhas desde o início dos anos 2000. Mas pode ser hora de seguir em frente. Experimentei uma substituição potencial promissora.

Nossa Situação

Como mostrei recentemente, há sinais de que os ácaros nas áreas dos EUA estão exibindo algum grau de resistência ao ingrediente ativo da Taktic - amitraz. E, uma vez que a Taktic foi retirada do mercado dos EUA, alguns apicultores estão justificadamente preocupados com o fato de a EPA parar de olhar o outro lado sobre eles ilegalmente usando o produto (o Canadá já atingiu um apicultor com uma multa pesada, sem saber quando algum ramo de aplicação do Estado faça um exemplo de um apicultor americano).

Estou recém-chegado do estado da Califórnia Beekessers Assoc. conferência, onde a Dra. Juliana Rangel apresentou as descobertas de sua aluna Liz Walsh (que anteriormente encontrou efeitos negativos nas rainhas dos resíduos de miticidas no pente). Liz descobriu recentemente que os resíduos de amitraz realistas em campo na cera da rainha parecia reduzir a taxa de colocação de ovos nas rainhas criadas nessas células. Suspeitei de algo assim, uma vez que os problemas da rainha parecem ter aumentado desde a adoção generalizada do amitraz como miticidio. Mais preocupação é que os resíduos de amitraz estão sendo detectados cada vez mais no mel dos EUA. De qualquer forma, os apicultores comerciais são (ou suspeito que em breve estarão) buscando alternativas à Taktic.

O Tratamento Ideal

Nesta mesma questão da ABJ, estou empurrando a nossa indústria a levar a sério a mudança para estoques anti-ácaros, para que possamos desistir dos tratamentos. Mas eu sei que minha própria operação entraria em colapso se eu tentasse uma transição abrupta e não tivesse dúvidas de que a maioria dos outros também. Então, embora eu não use amitraz na minha própria operação, tenho um interesse comum com meus irmãos profissionais em encontrar tratamentos de ácaros que são baratos, não prejudiquem as abelhas, a rainha ou a ninhada, e não entram no mel .

Meus filhos e eu conseguimos até agora com o gel de timol de Apiguard, as tiras de ácido fórmico de MAQS e o drible de ácido oxálico (ainda não registrado na Califórnia, por isso, infelizmente, me faz um pesticide scofflaw também). Eu anteriormente relatei nos testes do verão passado, no qual encontramos Apiguard para ser bastante eficaz se aplicado em uma jante de 1½ ". O MAQS também pode fornecer uma excelente redução de ácaros, embora haja ocasionalmente problemas com a eliminação de rainhas pobres ou idosas (talvez não seja uma coisa ruim). Adoramos o ácido oxálico, mas nem o drible nem a vaporização são efetivos se a colônia contiver muita ninhada.

Como relatei no ano passado, tentei uma nova formulação de ácido oxálico de liberação prolongada para superar esse problema [ 1] . Em nosso pequeno teste inicial, os resultados foram tão promissores que dificilmente aguardaria até este verão para trabalhar mais a sério. Os resultados são tão encorajadores que escrevi este longo artigo passo a passo e rico em imagens para compartilhar o que aprendemos.

Tiras De Ácido Oxálico / Glicerina

O ácido oxálico dissolve-se, em certa medida, na água, mas tem um gosto notável pela glicerina. Isso faz com que a glicerina de qualidade alimentar seja um transportador atraente para o ácido oxálico na colméia, especialmente porque sua natureza oleosa também confere-lhe uma afinidade por cutícula de abelhas (e ácaros) (Figuras 1 e 2).

Figura 1. Essas maravilhosas fotomicrografias do apicultor alemão Bernhard Heuvel mostram as almofadas tarsais pegajosas que o ácaro usa para agarrar a abelha.  Fotos cortesia de Bernhard Heuvel.

Figura 1. Essas maravilhosas fotomicrografias do apicultor alemão Bernhard Heuvel mostram as almofadas tarsais pegajosas que o ácaro usa para agarrar a abelha. Fotos cortesia de Bernhard Heuvel.

Figura 2. Ainda não foi confirmado, mas talvez, à medida que se desloca sobre uma abelha que transporta resíduos oxálicos no seu exoesqueleto, o ácaro absorve o ácido através da cutícula fina dessas almofadas.  (As conclusões do Dr. Dennis van Engelsdorp sugerem que os ácidos também podem afetar as papilas sensoriais dos ácaros).

Figura 2. Ainda não foi confirmado, mas talvez, à medida que se desloca sobre uma abelha que transporta resíduos oxálicos no seu exoesqueleto, o ácaro absorve o ácido através da cutícula fina dessas almofadas. (As conclusões do Dr. Dennis van Engelsdorp sugerem que os ácidos também podem afetar as papilas sensoriais dos ácaros).

Desde o meu primeiro teste de OA / gly strips no último outono (usando a fórmula de Fernando Estaban), meu bom amigo Juanse Barros no Chile testou-os extensivamente e também ficou impressionado.

Aplicação prática: ao dissolver o ácido oxálico em glicerina e, depois, saturar uma tira de papelão com a solução, pode-se obter um método de aplicação de liberação prolongada para o ácido na colméia, matando continuamente os ácaros durante mais de um ciclo reprodutivo, superando assim a limitação dos métodos de aplicação de drible ou vaporização.

Por essa altura, um grupo argentino começou a vender uma formulação, Aluen CAP. O produto foi extensivamente testado por Matías Maggi [ 2] , com resultados surpreendentes - excelente controle de ácaros, sem efeitos adversos nas abelhas e sem resíduos no mel (mais é considerado como um tratamento "orgânico"). Quase bom demais para ser verdade! Então, quando chegou a hora do controle do ácaro no final do verão, eu estava pronto para testá-lo mais extensivamente.

Julgamento # 1

Criamos um quintal de 28 colméias de força moderada, contendo 2 ª réêndulas, em que nós intencionalmente permitimos que os ácaros construíssem para níveis altos (eu queria colmeias de raiz velha e acasalada para detectar melhor os efeitos adversos da tratamentos).

Nota científica: um obtém dados de eficácia muito melhores se os tratamentos forem testados em colônias com altas contagens de ácaros no início do teste. No entanto, se o teste for executado por um período prolongado, surge o problema de que os controles não tratados podem entrar em colapso da sobrecarga do ácaro antes que o teste termine. Mas isso cria outro problema potencial quando mais tarde aplica a fórmula Henderson-Tilton para calcular a eficácia do tratamento. Isto é devido à deriva do ácaro das colmeias de teste do alto-ácaro nos controles de baixo-ácaro. O movimento de ácaros transportados por abelhas à deriva é semelhante ao processo de difusão - invariavelmente movendo-se de colmeias com alta densidade de ácaros para aqueles com menor densidade de ácaros. Isso pode resultar no aumento da taxa aparente de aumento de ácaros nas colméias controle em relação à das colmeias tratadas, desviando artificialmente o cálculo final da eficácia para cima. Assim, no cálculo da eficácia, deve-se ter certeza de limitar a taxa aparente de crescimento de ácaros nos Controles contra a taxa de aumento intrínseca diária máxima limitada biologicamente [3] .

Executamos controles positivos de Apiguard e MAQS, bem como colmeias de controle negativas não tratadas (Tabela 1, Figuras 3-7). Uma vez que este foi destinado a ser apenas um teste preliminar e exploratório "rápido e sujo" de vários métodos de aplicação da formulação OA / gly, utilizamos um número baixo de colmeias em cada grupo. O que eu estava procurando eram diferenças substanciais e consistentes ao invés de tentar provocar pequenos efeitos estatisticamente significativos .

 

Tabela 1. Os tratamentos.  Este foi um ensaio preliminar "rápido e sujo", então utilizamos baixas n. Utilizamos uma razão OA / gly ligeiramente diferente do que Maggi [4].

Tabela 1. Os tratamentos. Este foi um teste preliminar "rápido e sujo", então usamos low n's. Utilizamos uma razão de OA / gly ligeiramente diferente do que Maggi [4].

Esperamos por uma janela de clima quente, pois isso geralmente é um fator limitante para nós (Fig. 3).

 

Figura 3. O teste decorreu de 28 de junho a 13 de setembro, com temperaturas diurnas freqüentemente nos anos 90 altos.

Figura 3. O teste decorreu de 28 de junho a 13 de setembro, com temperaturas diurnas freqüentemente nos anos 90 altos.

Figura 4. Todas as colmeias eram dobras duplas.  Aqui estamos colocando duas tiras por caixa, sobre os quadros de ninhada.  Para um papelão absorvente, usei tiras cortadas em tampas de cartão de ovo.

Figura 4. Todas as colmeias eram dobras duplas. Aqui estamos colocando duas tiras por caixa, sobre os quadros de ninhada. Para um papelão absorvente, usei tiras cortadas em tampas de cartão de ovo.

Figura 5. Aqui colocamos 4 tiras por caixa (8 por colméia), distribuídas para exposição máxima à abelha.

Figura 5. Aqui colocamos 4 tiras por caixa (8 por colméia), distribuídas para exposição máxima à abelha.

Figura 6. Eu estava curioso para saber se as abelhas puxavam as fibras de algodão de OA / gim-embebidas das almofadas faciais e, assim, arrastavam a solução sobre os corpos de outras abelhas.  (Resultado: eles não tocaram nas almofadas).

Figura 6. Eu estava curioso para saber se as abelhas puxavam as fibras de algodão de OA / gim-embebidas das almofadas faciais e, assim, arrastavam a solução sobre os corpos de outras abelhas. (Resultado: eles não tocaram nas almofadas).

Figura 7. O favorito dos apicultores, a toalha da loja azul.  Perguntei se as abelhas se exporiam ao OA / gly no processo de remoção da toalha.  (Um resultado: não ajudou a cortar fendas na toalha - o que permitiu que as abelhas a removessem com muita rapidez).

Figura 7. O favorito dos apicultores, a toalha da loja azul. Perguntei se as abelhas se exporiam ao OA / gly no processo de remoção da toalha. (Um resultado: não ajudou a cortar fendas na toalha - o que permitiu que as abelhas a removessem com muita rapidez).

Resultados Do Primeiro Julgamento

Como esperado, os ácaros aumentaram a uma taxa normal nos Controles, e Apiguard reduziu os níveis de ácaros rapidamente, após o que eles retomaram uma escalada normal. As tiras oxálicas levaram mais tempo para soltar as contagens de ácaros, levando dois meses para efeito total (Fig. 8 e 9).

Figura 8. O álcool conta para os grupos em cada ponto de tempo.  Eu tirei o dia 77 conta apenas para a nota de grupo de 4 tira como a contagem de ácaros começou a subir, sugerindo que o efeito das tiras começa a desgastar depois de dois meses.  Veja o próximo índice de resultados normalizados para facilitar a comparação do efeito do tratamento.

Figura 8. O álcool conta para os grupos em cada ponto de tempo. Eu tirei o dia 77 conta apenas para a nota de grupo de 4 tira como a contagem de ácaros começou a subir, sugerindo que o efeito das tiras começa a desgastar depois de dois meses. Veja o próximo índice de resultados normalizados para facilitar a comparação do efeito do tratamento.

Figura 9. Eu normalizei os resultados (para que todos começassem em 100%) e adicionasse barras de erro padrão.  Dos tratamentos de ácido oxálico, o vencedor foi o grupo de 4 tiragens, embora as toalhas da loja não tenham feito muito mal.

Figura 9. Eu normalizei os resultados (para que todos começassem em 100%) e adicionasse barras de erro padrão. Dos tratamentos de ácido oxálico, o vencedor foi o grupo de 4 tiragens, embora as toalhas da loja não tenham feito muito mal.

Eu inspeci as colônias regularmente ao longo do julgamento. Nessas altas temperaturas, tanto os tratamentos de Apiguard quanto os tratamentos mistos de óleo essencial foram difíceis para as abelhas (as colônias tendiam a mover seus filhotes para longe de ambos os tratamentos) [ 5] , embora as colmeias de Apiguard rapidamente se recuperassem uma vez que as abelhas removeram o último de gel após 20 dias. A eficácia das almofadas de óleo essencial misturadas não foi impressionante. Foi (não inesperadamente) muito quente para MAQS, mesmo aplicado como tiras únicas, o que remetia as colônias, embora o tratamento tenha reduzido o nível do ácaro.

Eu estava bastante animado com o tratamento de 4 OA / gly strip - não só controlava os ácaros (com o tempo), mas as colônias prosperavam durante o tratamento (Figuras 10 e 11).

Figura 10. Uma estrutura de ninhada com uma tira OA / gly na direita, duas semanas após a inserção.  As colônias criaram consistentemente a prole até as tiras.  Para minha surpresa, as abelhas e as crias pareciam prosperar no ambiente rica em ácido durante o verão, e algumas das minhas colméias mais atraentes caíram.  .

Figura 10. Uma estrutura de ninhada com uma tira OA / gly na direita, duas semanas após a inserção. As colônias criaram consistentemente a prole até as tiras. Para minha surpresa, as abelhas e as crias pareciam prosperar no ambiente rica em ácido durante o verão, e algumas das minhas colméias mais atraentes caíram. .

Figura 11. Havia pouco mastigação das tiras, e tudo permaneceu intacto durante todo o verão (ainda provando ácido).  Isso criou o problema de precisar remover as tiras, uma a uma.

Figura 11. Havia pouco mastigação das tiras, e tudo permaneceu intacto durante todo o verão (ainda provando ácido). Isso criou o problema de precisar remover as tiras, uma a uma.

Embora os nossos resultados tenham confirmado os de Maggi, com as tiras de OA / gly totalmente compatíveis com as expectativas, este método de aplicação veio com alguns dos principais problemas:

Três Problemas

Problema # 1 - o trabalho envolvido: quando mostrei com entusiasmo os resultados ao meu filho Eric, ele chovia no meu desfile com alguma aritmética simples: 4 tiras por caixa, 8 tiras por colméia, 1500 colmeias para tratar = 12.000 tiras para fazer, inserir um de cada vez, em seguida, tire um por um para a eliminação (usando luvas de nitrilo em cada passo). Este tratamento não volaria, nem nos nossos custos trabalhistas.

Problema # 2-eliminação: precisamos lidar com 12.000 tiras de resíduos perigosos. As tiras gastadas ainda contêm bastante ácido que você não pode ser casual com elas - você não quer tocá-las com suas mãos nuas ou ferramenta de colméia, nem jogá-las na parte de trás do caminhão, pois corroiam a cama .

Problema # 3 - gerenciamento de resistência a pragas: não quero aplicar este (ou nenhum ) tratamento continuamente, pois então eu escolheria os ácaros resistentes a oxális. Eu quero um método de aplicação que as abelhas removerão por si mesmas após 30 dias.

Mais Experimentação

Por essa altura eu estava em rede com alguns outros apicultores no teste das tiras. Colocar as tiras através das barras superiores (semelhante à aplicação da almofada facial acima), resultou em má matança de ácaros, uma vez que as abelhas simplesmente evitavam as tiras ou almofadas. As abelhas, aparentemente, não gostam de celulose saturada de glicerina - em outro teste que eu corri, eles até se afastaram das almofadas de algodão embebidas em glicerina lisa. Eu precisava voltar para o quadro de desenho.

Se você se refere à Fig. 9, você pode ver que o aplicativo através da toalha de loja azul era bastante eficaz. Então, começando a experimentar várias toalhas, tecidos, papelão de embalagem expandido e outros substratos, bem como com diferentes concentrações de ácido oxálico na glicerina (uma vez que se pode facilmente fazer uma solução muito mais concentrada do que a utilizada na Argentina) (Figs. 12 e 13).

Figura 12. Testei vários tipos de substratos e várias concentrações de ácido oxálico.  O que logo se tornou aparente era que era fundamental chegar a um método de entrega em que as abelhas mascassassem e removessem o substrato, obtendo assim a solução ácida em seus corpos.

Figura 12. Testei vários tipos de substratos e várias concentrações de ácido oxálico. O que logo se tornou aparente era que era fundamental chegar a um método de entrega em que as abelhas mascassassem e removessem o substrato, obtendo assim a solução ácida em seus corpos.

Figura 13. O truque pareceu ser reduzir a quantidade de saturação de glicerina das tiras.  Aqui você pode ver isso quando reduzi a quantidade de saturação da toalha para apenas 25%, que as abelhas o mastigassem e removê-lo.  Esse é um papel Kraft ranhurado e expandido no topo, testado com a esperança de que as abelhas rastejassem pelos buracos e obtivessem a solução em seus corpos (não o fizeram).

Figura 13. O truque pareceu ser reduzir a quantidade de saturação de glicerina das tiras. Aqui você pode ver isso quando reduzi a quantidade de saturação da toalha para apenas 25%, que as abelhas o mastigassem e removê-lo. Esse é um papel Kraft ranhurado e expandido no topo, testado com a esperança de que as abelhas rastejassem pelos buracos e obtivessem a solução em seus corpos (não o fizeram).

Pode-se pensar que seria fácil simplesmente diluir a solução de OA / gly com água para criar toalhas com pouca glicerina. Eu salvarei o problema - a adição de água faz com que a OA saia da solução. Existe alguma química interessante envolvida [ 6] .

O método de aplicação mais promissor foi misturar uma solução muito concentrada de OA na glicerina, permitir que as toalhas de loja o absorvam e depois pressionar a solução das toalhas até que apenas uma fração permaneça (isso também tem o efeito de dissolver grande parte de o pigmento azul fora das toalhas) (Figuras 14 e 15).

Figura 14. Esta foto, pelo meu colaborador Aaron Bergman, mostra a textura mais seca de uma toalha pressionada (comparar a toalha na Fig. 7).

Figura 14. Esta foto, pelo meu colaborador Aaron Bergman, mostra a textura mais seca de uma toalha pressionada (comparar a toalha na Fig. 7).

Figura 15. Nesta foto ironicamente humorística, um dos meus colaboradores está usando um recipiente de Taktic como um peso, para pressionar a solução OA / gly de uma pilha de toalhas, talvez como forçando alguém a cavar sua própria sepultura?

Figura 15. Nesta foto ironicamente humorística, um dos meus colaboradores está usando um recipiente de Taktic como um peso, para pressionar a solução OA / gly de uma pilha de toalhas, talvez como forçando alguém a cavar sua própria sepultura?

O Último Julgamento - Agosto Até Setembro

À medida que setembro se aproximava, o grupo de 200 colmeias de alto-ácaro não tratado que eu deixaria para ensaios começou a diminuir, então trouxe os 40 restantes para um único quintal para um experimento final. Neste teste rápido e sujo, eu queria ver o quão bem a formulação de toalha da loja "seca" (espremida) funcionaria. Neste ponto, talvez eu indique a quantidade total de OA aplicada por colméia por vários métodos de aplicação (Tabelas 2 e 3).

Tabela 2. Nas aplicações de drible e sublimação, apenas uma pequena quantidade de ácido oxálico é aplicada em um tratamento "curto tipo" de curto prazo.  As tiras Aluen CAP usadas por Maggi são um tratamento de liberação prolongada, aparentemente (com base na queda de ácaros), liberando OA por três semanas a um mês (com alguma quantidade de resíduo de OA não liberado restante nas tiras).  A toalha de loja "seca" pressionada, que é removida pelas abelhas no decorrer de cerca de um mês, contém menos OA, e algumas estão contidas no lixo de toalhas realizado na colméia.

Tabela 2. Nas aplicações de drible e sublimação, apenas uma pequena quantidade de ácido oxálico é aplicada em um tratamento "curto tipo" de curto prazo. As tiras Aluen CAP usadas por Maggi são um tratamento de liberação prolongada, aparentemente (com base na queda de ácaros), liberando OA por três semanas a um mês (com alguma quantidade de resíduo de OA não liberado restante nas tiras). A toalha de loja "seca" pressionada, que é removida pelas abelhas no decorrer de cerca de um mês, contém menos OA, e algumas estão contidas no lixo de toalhas realizado na colméia.

Em outro teste (realizamos uma série de ensaios controlados de tratamentos de ácaros neste verão), apliquei um drible de OA, utilizando glicerina em vez de açúcar como o humectante (como alguns apicultores em Itália estão atualmente fazendo). Mesmo após três dribles semanais, o grau de redução do ácaro foi pouco impressionante (idêntico para outras aplicações de timol dissolvido em glicerina, em almofadas faciais, bem como em outros métodos de aplicação de Apiguard).

Tabela 3. Testamos dois métodos de aplicação das toalhas "secas", quer colocadas sobre as barras superiores do corpo da colmeia inferior, ou penduradas sobre uma estrutura de ninhada central na caixa inferior.  Eu também testei simplesmente colocando cristais de timol em uma tampa de jar de 70 mm, coberta por um pano de hardware de 1/8 ", para ver se a evaporação simples de timol seria tão eficaz quanto um tratamento de Apiguard.  * Algumas das colmeias de controle e de cristal de timol morreram de ácaros;  Duas das toalhas penduradas caíram e foram censuradas.

Tabela 3. Testamos dois métodos de aplicação das toalhas "secas", quer colocadas sobre as barras superiores do corpo da colmeia inferior, ou penduradas sobre uma estrutura de ninhada central na caixa inferior. Eu também testei simplesmente colocando cristais de timol em uma tampa de jar de 70 mm, coberta por um pano de hardware de 1/8 ", para ver se a evaporação simples de timol seria tão eficaz quanto um tratamento de Apiguard. * Algumas das colmeias de controle e de cristal de timol morreram de ácaros; Duas das toalhas penduradas caíram e foram censuradas.

As toalhas penduradas eram uma dor para se aplicar, exigindo puxar um quadro para criar espaço. Mas as abelhas não as evitaram, e continuaram a voltar a cavalgar "abaixo delas" (Fig. 16).

Figura 16. Abelhas que criam crias "embaixo" de uma toalha de loja pendurada.  Este método certamente forçou a esfregar as abelhas contra a toalha e resultou em boa exposição à OA.  Infelizmente, as abelhas mastigaram as bordas superiores de alguns, fazendo com que eles caíssem para o chão da colméia, onde ficaram intactos.

Figura 16. Abelhas que criam crias "embaixo" de uma toalha de loja pendurada. Este método certamente forçou a esfregar as abelhas contra a toalha e resultou em boa exposição à OA. Infelizmente, as abelhas mastigaram as bordas superiores de alguns, fazendo com que eles caíssem para o chão da colméia, onde ficaram intactos.

Figura 17. As abelhas mastigaram facilmente as toalhas "secas" e, no processo, aparentemente expuseram os ácaros à OA.  Eu incluí esta foto desde que os apicultores adoram ver fotos de ácaros mortos.  Não tomei contagem de placas pegajosas, mas os dados de Maggi indicam que as tiras de Aluen causam queda séria de ácaros por três a quatro semanas.

Figura 17. As abelhas mastigaram facilmente as toalhas "secas" e, no processo, aparentemente expuseram os ácaros à OA. Eu incluí esta foto desde que os apicultores adoram ver fotos de ácaros mortos. Não tomei contagem de placas pegajosas, mas os dados de Maggi indicam que as tiras de Aluen causam queda séria de ácaros por três a quatro semanas.

Figura 18. Como eu esperava, as abelhas removeram as toalhas "secas", arrastando-as através do ninho de ninhada, o que provavelmente ajudou a distribuir a solução de OA / gly aos corpos de outras abelhas.  Esta foto é de uma colméia dada uma toalha "molhada", com fendas cortadas no momento da aplicação, o que resultou em remoção excessivamente rápida.

Figura 18. Como eu esperava, as abelhas removeram as toalhas "secas", arrastando-as através do ninho de ninhada, o que provavelmente ajudou a distribuir a solução de OA / gly aos corpos de outras abelhas. Esta foto é de uma colméia dada uma toalha "molhada", com fendas cortadas no momento da aplicação, o que resultou em remoção excessivamente rápida.

Figura 19. Padrão de ninhada bonito típico durante o tratamento com uma toalha "seca".  Foto cortesia de Aaron Bergman.

Figura 19. Padrão de ninhada bonito típico durante o tratamento com uma toalha "seca". Foto cortesia de Aaron Bergman.

Figura 20. As abelhas trabalham nas toalhas "secas" a uma boa taxa, expondo-se assim à OA.

Figura 20. As abelhas trabalham nas toalhas "secas" a uma boa taxa, expondo-se assim à OA.

Figura 21. Como eu esperava, as colônias removeram a maioria das toalhas planas em aproximadamente um mês, com algum grau de propolização.  Eu tenho idéias para reduzir esse problema.  Em qualquer caso, o objetivo da remoção em cerca de um mês foi em grande medida encontrado - os resíduos restantes poderiam ser raspados com segurança das barras superiores e descartados no chão (embora você deva enxaguar sua ferramenta de colméia depois).  Esse "desperdício de pesticidas" é tão perigoso quanto as fatias de limão e biodegrada prontamente.

Figura 21. Como eu esperava, as colônias removeram a maioria das toalhas planas em aproximadamente um mês, com algum grau de propolização. Eu tenho idéias para reduzir esse problema. Em qualquer caso, o objetivo da remoção em cerca de um mês foi em grande medida encontrado - os resíduos restantes poderiam ser raspados com segurança das barras superiores e descartados no chão (embora você deva enxaguar sua ferramenta de colméia depois). Esse "desperdício de pesticidas" é tão perigoso quanto as fatias de limão e biodegrada prontamente.

Figura 22. Durante o tempo quente (e, portanto, altas temperaturas no espaço da borda), os cristais de timol derreteram rapidamente, mas apesar da temperatura, evaporaram-se apenas na extensão mínima (eu confirmei isso em outros testes).  As abelhas construíram uma parede de própolis em torno dos vapores de thymol, mas eu poderia facilmente cheirar o timol toda vez que eu abri a cobertura da colméia (sempre havia espaço vertical claro acima da tela).  Parece que a eficácia de Apiguard é devido às abelhas que entram em contato físico com os grânulos, pois os removem da colméia, e não da vaporização do timol.

Figura 22. Durante o tempo quente (e, portanto, altas temperaturas no espaço da borda), os cristais de timol derreteram rapidamente, mas apesar da temperatura, evaporaram-se apenas na extensão mínima (eu confirmei isso em outros testes). As abelhas construíram uma parede de própolis em torno dos vapores de thymol, mas eu poderia facilmente cheirar o timol toda vez que eu abri a cobertura da colméia (sempre havia espaço vertical claro acima da tela). Parece que a eficácia de Apiguard é devido às abelhas que entram em contato físico com os grânulos, pois os removem da colméia, e não da vaporização do timol.

Figura 23. Resultados do teste.  O Mite conta nos Controles subiu conforme o esperado.  O OA / gly toallas realizadas, bem como Apiguard.  Os cristais de timol foram de pouco benefício.  Eu hesito em oferecer cálculos de eficácia de Henderson-Tilton (devido aos pequenos ns), mas para as toalhas planas foi de 95%.

Figura 23. Resultados do teste. O Mite conta nos Controles subiu conforme o esperado. O OA / gly toallas realizadas, bem como Apiguard. Os cristais de timol foram de pouco benefício. Eu hesito em oferecer cálculos de eficácia de Henderson-Tilton (devido aos pequenos ns), mas para as toalhas planas foi de 95%.

Aplicação prática: os apicultores têm procurado um acariciamento barato e bastante rápido, fácil de aplicar, que não deixa resíduos nos pentes ou no mel, e isso não retarda o crescimento das colônias ou prejudica a rainha. O ácido oxálico dissolvido em glicerina, aplicado em um substrato removível, parece se ajustar à conta. Aplicado em uma toalha de loja, provoca matança imediata de ácaros e, em seguida, continua a matar os ácaros durante um período de um mês, abrangendo aproximadamente dois ciclos reprodutivos varroa.

Conclusão

Estou compartilhando os resultados da minha experimentação preliminar para que outros possam usar o que eu aprendi e experimentar ainda melhorando esse método de entrega. Espero que na próxima temporada, muitos de nós usaremos ácido oxálico em vez de miticidas menos desejáveis.

Continua a existir o problema, no entanto, de que este método de aplicação não é legal nos EUA. Atualmente, estou trabalhando para ver se podemos adicionar esse método ao rótulo existente, o que permite apenas driblar, vaporizar e pulverizar (Fig. 24).

Figura 24. O ácido oxálico ainda não está registrado como varroácido em todos os estados.  Se ainda não está registrado no seu estado, comece a fazer chamadas telefônicas.

Figura 24. O ácido oxálico ainda não está registrado como varroácido em todos os estados. Se ainda não está registrado no seu estado, comece a fazer chamadas telefônicas.

É especialmente importante para os apicultores prestar atenção na última parte do rótulo - RESISTANCE MANAGEMENT (ampliado na caixa abaixo). Os apicultores provaram ser bastante adeptos da criação de varroa resistente a qualquer miticidio (no caso dos coumafos, nos levou apenas três anos). Uma vez que realmente não conhecemos o (s) modo (s) exato (s) de ação do ácido oxálico sobre Varroa, não há como dizer com que prontamente o ácaro será capaz de evoluir a resistência. O assustador é que não há muita margem de segurança entre a dose de oxálico que mata os ácaros e o que mata as abelhas - então, se os ácaros desenvolvem uma resistência marginal mesmo, perderíamos oxálico como um tratamento viável.

resistênciaTodas as indicações são que o método de aplicação OA / gly strip ou towel, apesar de conter quantidades bastante grandes de ácido, não são prejudiciais à colméia. Na verdade, da melhor forma possível, as abelhas prosperam no ambiente ligeiramente acidificado. Mas se os apicultores deixam tiras oxálicas em suas colmeias 365 dias por ano, ou mesmo confiam nisso como seu único tratamento, sem rotação de outros modos de ação, eles estarão aplicando uma forte pressão seletiva para os ácaros resistentes a oxális, tornando-se assim para o resto de nós.

Aplicação prática: as toalhas OA / gly parece ser um sonho tornado realidade para os apicultores (Fig.25). Por favor , não prejudique uma coisa boa, abusando deles! Rotar tratamentos - usando métodos biotecnológicos, ácido fórmico, timol e talvez tiras de Apivar para atrasar o desenvolvimento de ácaros resistentes a oxális.

Figura 25. Eu suspeito fortemente que o trio acima vai se tornar um tratamento de escolha para muitos apicultores, tanto recreativos como comerciais.  Esperemos que possamos obter o método rapidamente aprovado pela EPA!

Figura 25. Eu suspeito fortemente que o trio acima vai se tornar um tratamento de escolha para muitos apicultores, tanto recreativos como comerciais. Esperemos que possamos obter o método rapidamente aprovado pela EPA!

A Fórmula

É apenas legal usar ácido oxálico com o rótulo da EPA na embalagem, e é uma violação da lei federal usar o produto de forma inconsistente com a rotulagem. Não estou de modo algum sugerindo que os apicultores misturam ou aplicam esta formulação, a menos que esteja registrado para tal uso em seu Estado.

Para cada toalha (1 toalha por colméia):

Usando luvas de nitrilo e proteção para os olhos, mida 25 mL de glicerina de qualidade alimentar e aqueça-a à temperatura do café quente no microondas (mais fácil) ou no fogão. Pesar 25 g de ácido oxálico di-hidratado (alvejante de madeira) e agitar-se na glicerina quente até dissolver completamente (você pode reaquecer, mas não levá-lo a ferver [ 7] ). Isso produzirá solução suficiente para saturar 1 toalha de loja (multiplique estas figuras pelo número de toalhas que você deseja preparar). Mergulhe uma pilha de toalhas na solução quente até que estejam totalmente saturados [ 8]Em seguida, coloque-os em uma bandeja com um dreno de captura e aperte ou pressione-os até recuperar metade da solução (será surpreendentemente azul e pode ser reutilizado). A toalha final "seca" contém cerca de 25 g de solução e pesa cerca de 31 g.

Manuseie as toalhas com luvas de nitrilo (como a solução de OA / gly se adere prontamente à sua pele e pode ser facilmente transferida para tudo e qualquer coisa que você toque! ). Por sorte, ele se enxuga facilmente com água morna. Não estou sugerindo que você realmente faça isso, mas é fácil verificar se há resíduos nos seus dedos ao ver se eles sabem como suco de limão. O ácido oxálico pode ser facilmente neutralizado com bicarbonato de sódio dissolvido em água.

Nota: é possível dissolver uma maior quantidade de OA na glicerina (eu vou experimentar a próxima temporada). Eu suspeito que este método de aplicação ainda pode ser melhorado.

Precaução prática: eu testei apenas este método de aplicação em colônias durante o verão seco na Califórnia. Fernando Esteban me diz que durante condições de inverno úmidas, o ácido oxálico pode cristalizar na superfície das tiras e causar problemas às abelhas (como danos nas asas). Ainda não tive a chance de me testar.

Atualizações: por favor,  não me escreva sobre este artigo, a menos que tenha lido todas as atualizações em http://scientificbeekeeping.com/oxalic-shop-towel-updates/

Obrigado pela sua consideração : )

Os tratamentos estão apenas nos comprando Tempo

Devo temperar meu entusiasmo sobre o OA / gly, lembrando-lhe que isso ainda é apenas um flyswatter stopgap até a imagem a longo prazo do gerenciamento varroa. Precisamos começar a exigir aos produtores da rainha que desejamos, e estamos dispostos a pagar por um estoque verdadeiramente resistente aos ácaros. Na minha série concorrente, eu descreverei como nossa indústria pode realisticamente fazer isso. Nós só precisamos de orientação dos cientistas - podemos fazer o trabalho nós mesmos. Fique ligado.

Reconhecimentos

Esta pesquisa foi financiada por doações para ScientificBeekeeping.com. Se você achar que essa pesquisa é de valor, sinta-se à vontade para doar no site. Obrigado a aqueles que contribuíram, pois é muito caro realizar tais pesquisas, não apenas no trabalho de parto, mas na perda resultante das colônias que eu intencionalmente permitio alcançar altos níveis de ácaros para fins de pesquisa (nós destruímos cerca de 200 Colmeias para fins de pesquisa, esta temporada sozinho). Eu não consegui controlar todo o trabalho sem a assistência qualificada de meus filhos, Eric e Ian. Graças aos apicultores colaboradores Fernando Esteban, Juanse Barros, Aaron Bergman, Richard Hyde, Kenny Reed e Charles Linder. E aos químicos orgânicos Mark Burlingame, Richard Cryberg e Edmond Stark.

Notas E Citações

[1] Sugerido por Fernando Esteban da Argentina.

[2] Maggi, M, et al (2015) Uma nova formulação de ácido oxálico para o controle de Varroa destructor aplicado em colônias de Apis mellifera na presença de ninhada. Apidologie 47 (4): 596-605.

[3] Durante os períodos em que as colônias estão cheias de ninhada e a população de abelhas está em expansão, a taxa de aumento intrínseca diária (sem deriva) é limitada a cerca de 0,021 (para uso na fórmula P t = P 0 * e rt ) e será refletido aproximadamente nas contagens de lavagem de álcool. Vou elaborar sobre isso em uma próxima parcela.

[4] Maggi usou tiras cada uma contendo 10 g de OA e 20 g de glicerina. Usamos uma "formulação de cozinha" comum da Argentina de uma proporção de 6:10. Assim, Maggi aplicou 40g de OA por colméia de caixa única. Com o tratamento de 4-strip / box, aplicamos um total de 39g de OA, essencialmente a mesma quantidade de Maggi. O tratamento com 2 lâminas / caixas foi aproximadamente metade daquela dose.

[5] Embora os seres humanos desfrutem dos aromas de alguns óleos essenciais, devemos ter em mente que as plantas geralmente produzem esses óleos para repelir insetos ou outros herbívoros. As abelhas claramente não gostam de alguns óleos essenciais, e minha impressão era que as colônias estavam estressadas por sua presença.

[6] Eu pesquisei a literatura e fui consultado extensamente com alguns químicos orgânicos. A química oxálica / glicerina / água / temperatura / tempo é complexa. Pode haver esterificação reversível ocorrendo em certa medida e problemas de solubilidade reversíveis.

[7] Ao ferver, as moléculas de água desprendem do di-hidrato oxálico e começam a esterificação e outras reações.

[8] Dois InterDesign Refrigerador e Freezer Storage Organizer Bandeja para Cozinha, 12 "x 2" x 14.5, "funcionam muito bem para imersão e drenagem - eles se empilham e se encaixam perfeitamente na toalha de

uma loja.Facebook

Comentários
Deixe o seu comentário
Título do comentário:
Comentário: